Ingredientes
- 1/4 xic água morna tolerável ao toque
- 1 ½ col sopa de açúcar mascavo
- 1 pacote de fermento biológico seco (11g) ou 30 g de fermento biológico fresco
- 500 g farinha de trigo integral (+ quantidade que baste de farinha para dar o ponto na massa)
- 250 ml água morna
- ½ col sopa sal
- 5 col sopa de azeite
- sementes (opcional, pode ser qualquer uma, chia, gergelim, linhaça...)
Modo de Preparo
1. Faça uma esponja com o 1/4 xic água morna, açúcar e fermento. Misture bem em uma vasilha e deixe descansar por uma hora em um local seco, quente e escuro (por exemplo, dentro do forno).
2. Na mesma vasilha onde fez a esponja, acrescente os demais ingredientes e misture bem com as mãos, sovando a massa por 10 a 15 minutos, para desenvolver o glúten.
3. Acrescente mais farinha, caso necessário, para dar o ponto da massa. Mas acrescente de pouco em pouco, para que a massa não fique pesada e seca. O ponto é quando a massa ainda está pegajosa, grudando levemente na mão, mas homogênea e você consegue formar uma bola com ela. No caso de pão integral, se desgrudar totalmente da mão, como no caso do pão branco, vai ficar seco.
4. Volte a massa para o local seco, quente e escuro por 1 hora, para a massa crescer e dobrar de tamanho.
5. Unte uma forma de pão de 25 cm com azeite e disponha a massa, até que preencha toda a forma. Se quiser, acrescente as sementes por cima (neste tem gergelim). Leve para descansar por mais 45 minutos, dentro do forno
6. Tire o pão do forno e pré-aqueça-o na temperatura máxima por 10 minutos. Após este tempo, diminua a temperatura para 200º e asse o pão por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja dourado por cima.
7. Tire do forno e espere alguns minutos antes de desenformar, para que não quebre.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário