Páginas

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

BOLO HÚNGARO COM FRUTAS E CASTANHAS

Ingredientes:
1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo* (pode usar integral se preferir) (leia abaixo a sugestão para uma versão sem glúten)
4 ovos
2/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico em pó
200g de castanha do Pará picadas grosseiramente
100g de amêndoas picadas grosseiramente (ou nozes)
150g de ameixas secas sem caroço picadas grosseiramente
150g de damascos secos picados grosseiramente
150g de cerejas em calda escorridas (reserve 2 colheres de sopa da calda)
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) da calda das cereja
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno em 180º. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês (retangular) e reserve. Numa tigela misture as frutas secas já picadas com as castanhas e junte as especiarias e a essência de baunilha e a calda de cereja. Separadamente bata rapidamente com um garfo os ovos. Junte-os à mistura de frutas e castanhas e depois some o açúcar, a farinha peneirada, o fermento e o bicarbonato também peneirados. Misture tudo com uma colher até que esteja bem incorporado e tenha pedacinhos de frutas e castanhas por toda a massa. Derrame na forma, dê leves batidinhas nela para a massa se alinhar e leve para assar por 1 hora (aproximadamente, dependendo do seu forno) ou até que esteja firme e levemente dourado na superfície. O teste do palito é super válido aqui também! Depois de assado retire o bolo do forno e só desenforme depois que estiver frio.
1) Para tornar este bolo uma versão sem glúten substitua a farinha de trigo por farinha de arroz ou de linhaça.
2) Para uma versão sem açúcar substitua por adoçante culinário de forno e fogão, mas reduza a quantidade pela metade pois estes adoçantes são bem mais fortes. Se quiser também pode simplesmente excluir o açúcar da receita, ou para uma versão ainda mais natural use o mel.
3) Use as frutas secas e castanhas que tiver em casa se não achar todos os ingredientes, o importante é caprichar na quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário