Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2016

PASTEL CASEIRO CROCANTE COM PATÊ DE SARDINHA


MASSA
2 xícaras de farinha de trigo bem cheias.
1 colher de sopa de óleo.
1 colher de sopa de cachaça ou álcool comum de limpeza(isso mesmo, pinga, ou álcool 90 a 95%. Como é só uma colherzinha de sopa não vai tem problema nenhum e vai deixar a massa crocante e sequinha).
1 colher de café(aquela colherinha bem pequena)de sal.
1 xícara de água em temperatura ambiente.(deve ser colocada aos poucos apara dar o ponto de massa de pastel)
1 colher de café(aquela colherinha bem pequena)de fermento.
MODO DE FAZER
Coloque a farinha em uma vasilha faça um buraco no meio do monte de farinha e vá colocando os demais ingredientes neste buraco, o óleo, a cachaça ou álcool, o sal, o fermento e um pouco de água.
Vá misturando o restante da água aos poucos e misturando com as mãos, vá amassando bem até ficar uma massa bem lisa.
Depois deixe descansar tampada com um paninho por 30 minutos.
Depois está pronta para abrir com o rolo sobre uma superfície bem lisa.(eu costumo não abrir numa mesa de mármore e não uso farinho de trigo para abrir)
RECHEIO

1 lata de sardinha com molho de tomate
4 ovos cozidos
3 colheres de margarina light
3 tomates picado em cubos bem pequenos
1 cebola ralada
3 dentes de alho grandes bem esmagados
1 colher de chá de folhas de hortelã(aquele de fazer chá)picadinhas
1 colherinha de café de orégano
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de sal
MODO DE FAZER
Coloque uma colher apenas de margarina numa frigideira bem quente e quando ela derreter coloque o alho e a cebola e mexa até que fique dourada(não pode deixar ficar preta, é do tom amarelo dourado mesmo para o branco para quem ainda está aprendendo a cozinhar.)
Depois que a cebola estiver no ponto coloque o tomate e mais uma colher de margarina light coloque o hortelã, o cominho e o orégano e deixe o tomate murchar até virar um molhinho consistente com pedaços de tomate.
Coloque a última colher de margarina light e deixe fritar mais um pouco mexendo sempre para não queimar desligue o fogo.
Amasse com um garfo os 4 ovos com claras e gemas juntos e junte a lata de sardinha com o caldo de tomate todo e o molho de tomate que acabou de fazer, triture tudo com o garfo misturando bem até formar uma pasta.
Pegue um bolinho de massa do tamanho de uma bola de pingue-pong, e estique até ficar fina como uma massa de pastel daquelas compradas e recheie com uma colher de sopa de cheia dessa pasta e frite em boa quantidade de óleo bem quente.
RENDE DE 17 A 20 PASTÉIS DE TAMANHO MÉDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário