Páginas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

TORTA SOL DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes da Massa:
500 g de farinha de trigo
1/3 de xícara de azeite de oliva
3/4 de xícara de vinho branco seco
1 colher de sopa de sal
Uma pitada de sementes de gergelim (opcional)
Ingredientes do Recheio:
350 g folhas de espinafre refogadas
350 g de ricota
1 ovo
80 gramas de queijo parmesão (ralado)
Um punhado de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:- Combine os ingredientes da massa em um mixer ou batedeira e misture bem.- Quando a massa ficar consistente, forme duas bolotas de tamanhos iguais, enrole-as em filme plástico e reserve.- Numa tigela, misture a ricota com o espinafre. Acrescente o ovo, o parmesão, o sal e a pimenta.- Abra as duas bolotas de massa com um rolo, fazendo dois círculos com mais ou menos 30 cm de diâmetro.- Antes de acrescentar o recheio, use a farinha de rosca para criar uma "barreira" entre o recheio e a massa. Isto é necessário para evitar que algum caldinho do recheio deixe a massa empapada. Crie uma barreira em forma de anel perto da beirada do círculo e outro círculo de farinha de rosca no centro deste.- Coloque o recheio sobre estas "barreiras" de farinha de rosca. Deve ficar assim:
Polvilhe o queijo parmesão sobre o recheio e coloque o segundo círculo de massa em cima dele.
- Preaqueça o forno a 180 °C.- Feche as beiradas utilizando um garfo, para dar um acabamento mais estético.- Coloque uma tigela no centro da massa, pressionando-a gentilmente para baixo, para criar uma depressão na área entre o recheio interno e externo.
Corte a massa em fatias de 2,5 cm, certificando-se de quase tocar na tigela.
Com muita calma e delicadeza, gire cada fatia em uma volta de pouco mais de 90 graus.
: pincele o centro com gema de ovo e salpique sementes de gergelim por cima.)- Leve a assar por 30 minutos, ou até que a massa fique num tom tostado claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário