Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

PÃO DE MANDIOCA DE LIQUIDIFICADOR

Ingredientes
Coloquei no copo do liquidificador:
•3 ovos inteiros
•250 ml de óleo de milho (de preferência)
•250ml de leite morno
•1/2 xícara de açúcar
•uma pitada de sal
•2 colheres (sopa) de margarina
•a mandioca cozida sem a fibra do centro (fiapo grosso)
Bati bem até ficar homogêneo.
Enquanto isso, numa tigela bem grande, coloquei 500g de farinha de trigo e 1 envelope de fermento biológico seco (para pães). Joguei o creme do liquidificador dentro e misturei bem, a princípio com uma colher grande. Depois, fui adicionando mais trigo, aproximadamente mais 500g, até que a massa ficasse maleável e, agora sim, soltando das mãos. Sovei bem na bancada, formando uma bola homogênea e regular.
Acomodei de volta à tigela agora limpa, polvilhada com trigo. Cobri a bola de massa com um plástico e deixei crescer por uns 30 minutos, em lugar fechado e escuro (eu uso o forno desligado, mas poderia ser um armário).
Depois desse tempo, coloquei a massa novamente na bancada, sovei de novo e dividi em 3 pedaços. Acomodei cada um numa forma para pães untada, cobri e deixei crescer, mais uma vez.
então, após mais 30 minutos e já crescida, pincelei gema de ovo batido com 1/2 colher de margarina sobre cada pão.
Liguei a chama do forno e deixei assar por 30-40 minutos em temperatura 180C, até dourar.

1.Deixe para retirar o fiapo central da mandioca somente após cozida; isso facilita muito.
2.Desejando, pode-se substituir o fermento em pó pelo em tablete fresco. Assim recomendo bater junto no liquidificador.
3.Pode-se modelar a massa em pães pequenos, tamanho de um limão médio, posicionando na assadeira um ao lado do outro, deixando um espaço de 2 dedos entre eles. Assim eles crescerão e não secarão. O tempo de forno, neste caso, será menor.
4.Caso sobre pão em casa, você poderá congelar alguns. Assim, fatie o pão e congele em pequenas porções ou inteiro em um saco plástico bem fechado. Para descongelar é simples: em temperatura ambiente ele logo está no ponto para consumo, ou aqueça rapidamente em forno convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário