Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

BOLO DIET. DE MARACUJÁ E CACAU


Ingredientes
Para a massa:
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 e ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- ¼ de xícara (chá) de óleo de canola
- ¾ de xícara (chá) de água morna
- 4 colheres (sopa) adoçantes em pó culinário
Para o recheio:
- 8 tabletes chocolate branco diet. picados (25g cada)
- 1 caixinha de creme de leite light
- 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor
- 1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá
- 1 xícara (chá) de iogurte desnatado
- 1 colher (sopa) de adoçante culinário em pó
Para a cobertura:
- 12 tabletes de chocolate ao leite diet. (25g cada) picados
- ½ lata de creme de leite light
Para molhar o bolo:
- 4 colheres (sopa) de suco de laranja
Modo de preparo
Faça a massa: Peneire todos os ingredientes secos em uma vasilha.
Bata as gemas junto com o óleo, a água e o adoçante. Despeje essa mistura aos poucos nos ingredientes secos. Misture bem. Acrescente delicadamente as claras batidas em neve.
Despeje essa massa em uma forma redonda (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (180° C) por cerca de 20 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro da massa, ele saia limpo. Espere esfriar e desenforme.
Faça o recheio: coloque o chocolate junto com o creme de leite em um refratário e leve ao microondas em potência média por 2 minutos misturando na metade do tempo. Mexa bem até obter um creme.
Hidrate a gelatina em 5 colheres (sopa) de água. Derreta-a em microondas na potência média por 20 segundos. Acrescente ao creme de chocolate a gelatina, o suco de maracujá, o iogurte, o adoçante e misture bem. Leve à geladeira por meia hora para engrossar ligeiramente.
Faça a cobertura: derreta o chocolate junto com o creme de leite no microondas em potência média por 2 minutos e mexa até obter um creme liso. Espere esfriar.
Monte o bolo: corte a massa em 2 camadas com o auxílio de um fio ou de uma faca de serra. Molhe a primeira camada com um pouco do suco de laranja. Recheie o bolo e coloque a segunda camada. Molhe com o suco restante.
Com uma espátula espalhe a cobertura por cima e na lateral do bolo. Para fazer a decoração, passe as costas de uma colher por cima da cobertura, formando espiral. Mantenha o bolo em geladeira até o momento de servir

Nenhum comentário:

Postar um comentário