Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2016

PÃO CASEIRO SEM SOVA

Ingredientes
• Farinha de trigo: 6 xíc. (chá)
• Fermento biológico seco instantâneo: 1 e 1/2 colher de sopa
• Sal: 1 e 1/2 colher de sopa
• Água morna: 3 xíc. (chá)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Modo de preparo
- Em uma bacia grande, misture a farinha de trigo, o sal e o fermento.
- Em seguida, acrescente a água aos poucos (comece com 3 xícaras, e se a massa ficar seca, acrescente aos poucos no máximo mais 1/2 xícara) e mexa bem com uma colher de pau. Não precisa sovar, você só quer que todos os ingredientes fiquem bem incorporados uns aos outros.
- Cubra a bacia com filme plástico, e faça furos no plástico com um palito de dentes. Deixe crescer até dobrar de volume em um local seco e arejado, esse primeiro crescimento pode levar até 2 horas.
- Depois que o pão tiver crescido, leve para geladeira e deixe lá por 12-24h.
- No dia seguinte, unte com manteiga e enfarinhe com trigo uma assadeira rasa, ou utilize o fundo de uma assadeira comum.
- Passe farinha de trigo nas mãos, e corte a massa em 2 partes iguais. Com as mãos, molde o pão no formato desejado. Eu apenas estiquei para formar um pão comprido. Não se preocupe com o fundo do pão, o importante é que o topo fique bem liso e esticado.
- Coloque o pão moldado na fôrma, mantendo um bom espaço entre eles. Deixe crescer por 30 minutos, mas dessa vez não precisa cobrir, só deixe crescer em um lugar seco e arejado (pode ser dentro do forno desligado).
- Depois do pão crescido, faça um corte no topo utilizando uma faca de serra afiada ou estilete. Isso é importante pois ajudará o pão a expandir enquanto assa. Polvilhe farinha de trigo no topo do pão.
- Preaqueça o forno a 230º por no mínimo 20 minutos. Quanto mais quente o forno estiver, melhor.
- Asse por 25-35 minutos, ou até que o topo do pão esteja com cor de caramelo.

Para porções individuais, corte a massa 4 ou 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário