Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ESTRELINHAS DE GINGERBREAD


130g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de glicose de milho
110g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
330g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (usei impalpável)

Coloque a manteiga, o açúcar mascavo e a glucose de milho em uma panelinha e leve ao fogo médio até derreter. Deixe esfriar e junte a baunilha.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o gengibre, a canela, o bicarbonato e o sal. Junte a mistura derretida e misture até que uma massa se forme – eu fiz isso usando a batedeira e a massa continuava esfarelando. Daí quebrei um ovo em um potinho, bati levemente com um garfo e, com a batedeira ligada em velocidade baixa, fui acrescentando o ovo aos poucos até que uma bola de massa se formou (devo ter usado metade do ovo, aproximadamente).
Divida a massa em duas partes iguais, achate-as formando discos com elas e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até conseguir a espessura de 5 mm. Use um cortador de biscoitos para cortar a massa e coloque os biscoitos nas formas preparadas deixando 2,5cm entre um e outro. Leve à geladeira por 10 minutos, e então asse por 10 ou até que doure ligeiramente. Deixe esfriar completamente na assadeira sobre uma gradinha, e então polvilhe generosamente com o açúcar. Junte os restinhos de massa e abra-os mais uma vez para obter mais biscoitos (reaproveite os restinhos de massa apenas uma vez já que a cada vez que abrimos a massa com o rolo mais farinha é incorporada, o que pode deixar os biscoitos duros).

Rend.: cerca de 4 dúzias usando um cortador de estrela de 5cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário