Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

BATATA HASSELBACK


Ingredientes
Uma batata inglesa grande
Manteiga
Salsinha fresca picada
Alho picado
Queijo parmesão
Azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Lave bem a batatas e deixe secar. Depois a coloque em uma colher de pau e com uma faca sem serra (como a faca do chefe) comece cortando pequenas lâminas na batata – a colher de pau, que serve de apoio, tem como função evitar que o corte chegue até o final do tubérculo evitando, assim, que ela se divida em várias partes. Tenha paciência nesta etapa – é ela quem deixa o resultado final lindo.
Feito isto, vamos temperar a manteiga. Eu sempre deixo a manteiga fora da geladeira por uns 10 minutos antes de iniciar o preparo para facilitar a mistura. Coloco a salsinha fresca picada (vale também um pouco de cebolinha) e o alho, misturo bem para tentar formar uma pasta o mais homogênea possível.
Esta manteiga temperada é que irá “rechear”os vãos entre cada lâmina da batata hasselback e deixá-la tenra.
Acomode a batata recheada com a manteiga em uma assadeira, regue com o azeite, tempere com sal e pimenta e finalize com o parmesão. Coloque em forno pré aquecido a 200 C coberta com papel alumínio (lembrando que o lado brilhante do papel alumínio deve ficar para o lado de dentro da assadeira, para potencializar o calor do forno) por cerca de 15 minutos. Garanta que a batata está macia por dentro, espetando com um garfo e só depois disto retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário